PROJETOS
POPA - Programa de Apoio a Pretendentes à Adoção e Pós Adoção
1
Pretendentes à Adoção
Visa preparar as famílias pretendentes a adoção de crianças e adolescentes através de espaços reflexivos, de aprendizagem, troca e apoio psicossocial durante o período de espera pelo filho. Nestes espaços abordamos questões como a importância do preparo para adoção, estímulo a reflexão sobre adoções de bebês, adoções tardias, interaciais, crianças com deficiências entre outros. Auxiliando os pretendentes na percepção do filho sonhado para o filho real.
Possuímos grupos fechados com número determinado de participantes e encontros.
Encontros abertos que acontecem uma vez ao mês no qual acontecem palestras, rodas de conversas e trocas de experiências entre famílias habilitadas na fila do Sistema Nacional de Adoção (SNA)..
2
Apoio no
Pós-Adoção
Visa orientar e amparar famílias recém formadas pela adoção, um espaço criado para reflexões sobre o processo de adaptação desta nova família, traumas, adoção tardia e puerpério adotivo.
Encontros fechados com número determinado de participantes e encontros no intuito de amparar e orientar pais com dificuldades na adaptação. Encontros abertos que acontecem uma vez ao mês no qual acontecem palestras, rodas de conversas e trocas de experiências entre famílias que adotaram crianças e adolescentes.
APADRINHAMENTOS:
AFETIVO
FINANCEIRO
PROFISSIONAL
O apadrinhamento afetivo tem por objetivo a garantia do direito da criança e do adolescente a convivência com a comunidade. Contudo vai muito além, é uma oportunidade de se tornar referência para essas vidas que muitas vezes não possuem nenhuma.
Fazem parte do projeto crianças e adolescentes que possuem pouca perspectiva de colocação em família substituta e/ou retorno para seus lares.
O Crescendo em Família capacita e acompanha todos os envolvidos durante todo o processo, com grupos de apoio mensais, acompanhamentos individuais pela equipe técnica, garantindo assim todo o suporte necessário para que o objetivo seja alcançado.
Apadrinhamento Financeiro consiste em uma contribuição econômica para atender as necessidades de uma criança ou adolescente acolhido, sem necessariamente criar vínculos afetivos.
Apadrinhamento Profissional o profissional, em especial de psicologia, pedagogia, psicopedagogia, pediatra, entre outros que cedem vaga para atendimento gratuito da criança acolhida.